quinta-feira, 23 de maio de 2013

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ACESSIBILIDADE


Acessibilidade em condomínios: hora de eliminar barreiras

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) revisou há pouco a NBR 9050, norma de 2004 que deu base às leis brasileiras de acessibilidade. Ainda não editada, a nova versão deverá vir acompanhada de mudanças também nas normas sobre os pisos táteis. Apesar de toda essa movimentação e da profusão de leis federais, estaduais e municipais, a adaptação à acessibilidade pouco avança nas edificações.
Em julho de 2010, a reportagem da Direcional Condomínios acompanhou uma visita da arquiteta Guiomar Leitão ao Condomínio Edifício Maison Du Rhone, há anos administrado pela síndica Nelza Gava de Huerta. Com mais de três décadas de construção, o bonito e espaçoso prédio de 18 andares localizado no bairro do Campo Belo, zona Sul de São Paulo, iria passar por obras de modernização. E uma das preocupações de Nelza era justamente adequar as instalações às normas de acessibilidade.
Nelza afirma que de 2010 para cá o condomínio reformou o hall social e o salão de festas, instalando portas mais largas e eliminando os degraus das rotas de acesso às áreas comuns. Esse era um dos problemas identificados pela arquiteta Guiomar. Nelza conta ainda que os banheiros têm hoje barras de apoio, mas não possuem espaço suficiente para receber cadeirantes. Desta forma, além da guarita, o condomínio irá construir um banheiro apropriado para cadeirante, que atenda aos usuários do salão de festas, da piscina e de uma futura churrasqueira.


Fonte: Direcional Condomínios

Não esqueçam de me seguir!!!!

0 comentários:

Postar um comentário